segunda-feira, 17 de junho de 2013

Avestruz- Mário Prata




Situação de aprendizagem de competência leitora

Texto: Avestruz

Autor: Mário Prata
6º e 7º anos do Ensino Fundamental
Foco da atividade: Leitura
Referencial teórico:ROJO, Roxane. Letramento e capacidade de leitura para a cidadania. São Paulo: SEE: CENP, 2004
Antes da leitura
ETAPA 1 - Ativação de conhecimentos de mundo
Inferências:
 a) O que você sabe sobre AVESTRUZ?
 b) Quais suas características? Tamanho, peso etc.
 c) Qual seu habitat?
d) O que você espera de um texto com esse título? Em seu caderno escreva um pequeno parágrafo descrevendo um Avestuz.
e) Você já leu algum texto com título parecido com esse? Do que tratava?
 f) Vocês já ouviram falar ou leram algum texto do autor Mário Prata?
O professor apresentará aos alunos: Pequena biografia do autor Principais obras do autor
Durante a leitura
ETAPA 2 – Leitura do texto
O professor lerá o primeiro parágrafo em voz alta e fará a checagem de novas hipóteses, perguntando: Vocês já pediram um presente diferente? O quê?
Continuar a leitura elucidando dúvidas que porventura surjam no decorrer desta.
Provavelmente, os alunos perguntarão o significado do nome científico do avestruz, menopausa, TPM, gigolô.
Depois da leitura
ETAPA 3 – Análise de texto
Entregar cópias do texto e dicionários para os alunos em dupla, solicitando que busquem no dicionário os vocábulos desconhecidos.
1) O pedido do menino era possível de ser realizado?
2) O que levou o autor a trocar o termo “criação” por “plantação”? Foi intencional? Qual teria sido a intenção do autor ao manter essa troca no texto?
ETAPA 4 – Oralidade
1) Você possui algum animal de estimação?
2) Quais cuidados esse animal exige?
 3) Você gostaria de ter algum animal de estimação diferente? Qual?
 4) Quais cuidados esse animal exigiria?
5) O menino mencionado no texto levou em conta as consequências de ganhar os animais que ele estava querendo?
ETAPA 5 – Intertextualidade
Leitura do conto:
“A rã Santa Aurora” – Sylvia Orthof in: Os bichos que tive. Editora Salamandra.
a) O que aconteceu com a rã? E com a menina?
 b) Percebemos passagem de tempo nesse texto? Como ela é demarcada?
 c) Há humor? Em caso afirmativo, o que gerou esse humor?
d) Podemos estabelecer relação entre o tema do texto “Avestruz”, de Mário Prata e “A rã Santa Aurora”, de Sylvia Orthof? Qual seria essa relação?
e) Qual o gênero desse texto? Quais suas características?
f)Ouça a canção “Zoo”, de André Abujamra e responda: Como vivem animais fora de seu habitat natural? Link: http://www.youtube.com/watch?v=jG3zoi1uKLU
Sugestão de filme: “Os pinguins do papai”, (Mr. Popper's Penguins, 2011, comédia com Jim Carrey)

Sequência didática elaborada em grupo no dia 16 de maio de 2013 durante o último encontro do curso MELHOR GESTÃO, MELHOR ENSINO – Diretoria de Presidente Prudente, organizado pelas professoras Berta L. T. Feba, Cláudia R. Bachi, Gislene A. S. Barbosa e Rita C. B. S. Morete.
Grupo:
Adriana Kátia Silva Padovan dos Reis
Adriana Menezes de Souza
Alexandre Moret da Silva
Edneia Gabriela Pedroso Balotari
Eunice Tomiazzi Gualberto Chagas
Geane Francisca Pereira
Izadora Moura Aguiar de Souza
Juliane Bezerra Seraphim Viana
Márcia Aparecida Medeiros Cremonezzi Barbosa
Rita de Cássia Nespoli Damasceno
Roberta Aparecida Davoli de Souza
Tânia Pereira das Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário