domingo, 2 de junho de 2013

 leitura está presente em nossas vidas de forma muito intensa, pois está associada a muitas de nossas atividades, sejam de trabalho, lazer ou mesmo de nossa rotina cotidiana como fazer compras ou ler um bilhete deixado por um familiar ou amigo.
           

ATIVIDADE

Faça uma lista de todos os tipos de texto que você lê durante a semana? Peça a seus alunos para fazerem a mesma coisa. Compare as duas listas e escreva no quadro abaixo as semelhanças e diferenças entre as duas listas.


TIPOS DE TEXTOS

SEMELHANÇAS ENTRE ALUNOS E PROFESSORES
DIFERENÇAS
ALUNOS
DIFERENÇAS PROFESSOR(A)





























Que tipo de texto você mais gosta de ler? E seus alunos? Esses textos são usados em sala de aula? A leitura em sala de aula tem alguma relação com a leitura feita fora dela?

Agora volte à listagem que vocês produziram e sublinhe o que vocês lêem em voz alta. Quantos itens você sublinhou?

Provavelmente nenhum. Então porque as atividades de leitura em sala de aula são muitas vezes feitas em voz alta? Segundo Brown (1994, p. 297), a leitura em voz alta é pouco produtiva, além de não ser uma atividade muito autêntica, pois, enquanto um aluno lê, os outros podem perder a atenção ou ficar lendo o parágrafo da frente. Para esse autor, a leitura em voz alta serve apenas para checar pronúncia, avaliar o processamento dos itens lingüísticos e dar oportunidade de participação para alguns alunos, apesar de ele considerar que esse tipo de participação pode ser apenas aparente, tendo em vista que a leitura em voz alta pode ser uma mera recitação.

Lemos sempre com um propósito. Lemos jornais para nos informar sobre o mundo em nossa volta; rótulos de produtos para identificar seus componentes e prazos de validade; lemos manuais para poder operar equipamentos; lemos cartas e e-mails para interagir com as pessoas; lemos formulários para inserir as informações solicitadas; romances e contos para nos distrair e nos dar prazer estético; etc. Essas leituras são, geralmente, feitas em silêncio, a não ser quando queremos compartilhar trechos com pessoas ao nosso redor.


Qual é a relação da leitura em sala de aula com as atividades da vida cotidiana? A leitura em sua sala de aula é usada para construir conhecimento, para promover interação, para experiência estética, ou é um mero pretexto para aprender esse ou aquele ponto gramatical ou ainda para treinar pronúncia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário