SITUAÇÃO DE
APRENDIZAGEM DE COMPREENSÃO LEITORA
MITO: ORFEU E
EURIDÍCE
9º ano do Ensino
Fundamental
Abaixo
seguem questões / atividades para diferentes etapas de uma situação de
aprendizagem com foco em leitura, a partir de estratégias explicadas no curso
Melhor Gestão Melhor Ensino.
ETAPA
1 – ANTES DA LEITURA
Olá
alunos, vamos iniciar uma conversa sobre o texto Orfeu e Euridíce de AS 100
melhores histórias da mitologia. Para isso vamos pensar sobre algumas questões:
CAPACIDADES
DE COMPREENSÃO
ATIVAÇÃO
DE CONHECIMENTOS DE MUNDO:
1-Alguém
sabe o significado da palavra Mitologia?
2-Já
leu o mito de Orfeu e Euridíce?
3-Já
assistiu algum filme ou desenho que retratasse a Mitologia? Quais foram?
4-Pelo
título “Orfeu e Euridíce” você pensa que esta mitologia retratará qual assunto?
5-Você
já leu algum livro sobre mitologia? Comento-os
ETAPA
2 – DURANTE A LEITURA
CAPACIDADES
DE COMPREENSÃO
CHECAGEM
DE HIPÓTESES
1-A
partir do texto lido foi possível entender o conceito de Mitologia?
2-O
aluno percebeu a existência do diálogo no texto, através do uso intencional de
pontuação?
3-O
aluno é capaz de identificar a sequência lógica ao longo do texto?
4-É
capaz de localizar e relacionar informações explícitas distribuídas no texto?
5-É
capaz de inferir informações pressupostas no texto?
6-O
aluno consegue inferir o tema com base nas informações dadas pelo texto?
ETAPA
3 (EM DIANTE) –DEPÓIS DA LEITURA
CAPACIDADES
DE DECOFIFICAÇÃO
Pesquisar
no dicionário os verbetes de difícil entendimento que aparecem no texto, assim
tornará a compreensão mais fácil do texto para os alunos.
ETAPA
4 – LOCALIZAÇÃO E/OU CÓPIA DE INFORMAÇÕES
CAPACIDADES
DE COMPREENSÃO
1-Após
a leitura e discussão do texto, complete o quadro abaixo:
FOCO
NARRATIVO:
|
|
CENÁRIO/LUGAR:
|
|
TEMPO:
|
|
PERSONAGENS:
|
|
ENREDO:
|
|
2-Responda
as questões abaixo:
2.1-Qual
a ideia central do texto?
2.2-Qual
o obstáculo encontrado por Orfeu? Qual a solução proposta?
2.3-Qual
o motivo pelo qual Orfeu não conseguiu resgatar Euridíce do mundo dos mortos?
2.4-Relate
com suas palavras, o desfecho do problema inicial de Orfeu.
2.5-O
problema de Orfeu e Euridíce pode ser resolvido de qual forma se fosse
apresentado nos dias de hoje? Qual solução você propõe?
ETAPA
5 – COMPARAÇÃO DE INFORMAÇÕES
CAPACIDADES
DE COMPREENSÃO
Professor
faça as seguintes perguntas para seus alunos:
1-Para
você o que é morte?
A
separação, ausência da pessoa querida, tristeza, desilusão com relação ao
futuro, sofrimento. Momento que surge um misto de esperança com relação ao um
reencontro, ou seja um reencontro definitivo, eternidade!
2-O
que é vida?
A
vida não é só momentos bons, a morte também faz parte da vida. A vida é cheia
de encontros e desencontros, perdas e ganhos, amores e desamores.
3-O
que é coragem?
Impulso
que leva o ser humano ser capaz de sair de sua zona de conforto e lutar por
aquilo que deseja, enfim a coragem inibe os medos que sentimos diariamente.
ETAPA
6 – GENERALIZAÇÕES
CAPACIDADES
DE COMPREENSÃO
1-A
partir da história contada pelo mito o que podemos concluir sobre a idealização
do grande amor na vida das pessoas?
2-Vocês
já assistiram programas do tipo “Loucuras de Amor”? Lembram-se de que tipos de
loucuras fazem os apaixonados para demonstrarem seu amor? Qual loucura chamou
mais a sua atenção?
ETAPA
7 – PRODUÇÃO DE INFERÊNCIAS
CAPACIDADES
DE COMPREENSÃO
Elaboração
de um dicionário da Mitologia que deva ser construído coletivamente visando
explorar o conhecimento das divindades e o papel que exercem dentro do contexto
em que estavam inseridas. O dicionário deve ser montado em um painel para que
todos tenham acesso ao material, e para confeccionar esse dicionário o mesmo
poderá ser realizado através de pesquisas.
Seres
mitológicos:
Plutão
– Mercúrio – Ninfa – Estige – Caronte -
Cérbero – Íxion – Sísifo – Prosérpina – Édipo – Trácia – Baco – Bacantes
–
ETAPA
8 – PRODUÇÃO DE INFERÊNCIAS GLOBAIS
CAPACIDADES
DE COMPREENSÃO
1-No
momento em que Orfeu resgata sua amada, ele fica proibido de olhar para trás.
Essa história ocorre também em outro local. Você conhece essa história? As duas
mantém a mesma relação com o amor.
Então o Senhor fez chover enxofre
e fogo, do Senhor desde os céus, sobre Sodoma;
E destruiu aquelas cidades e toda aquela campina, e todos os moradores daquelas cidades, e o que nascia da terra.
E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal" (Gênesis 19:24-26).
E destruiu aquelas cidades e toda aquela campina, e todos os moradores daquelas cidades, e o que nascia da terra.
E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal" (Gênesis 19:24-26).
ETAPA 9 – RECUPERAÇÃO DO CONTEXTO
DE PRODUÇÃO DE TEXTO
Professor agora você deverá
apresentar a versão GREGA do mito Orfeu e Euridíce.
Realizar a discussão em sala:
1-Qual a mais conhecida? A Grega
ou a Romana?
2-Quais as diferenças /
semelhanças entre ambas?
3-Qual a mais divulgada? Por quê?
4-Há discussão do mesmo tema nas
duas versões?
ORFEU E EURIDÍCE
Orfeu
é, na mitologia grega, poeta e músico. Filho da musa Calíope, era o mais talentoso
dos músicos. Quando tocava a sua lira, os pássaros paravam de voar para escutar
e os animais selvagens perdiam o medo. As árvores curvavam-se para ouvir os
sons no vento. Tocava a lira de Apolo pois dizem que Apolo era seu pai. Orfeu
era casado com Eurídice. Ela era tão bonita que atraiu um homem chamado
Aristeu. Quando ela recusou as suas atenções, Aristeu perseguiu-a. Tentando
escapar-lhe, ela tropeçou numa serpente que a mordeu e Eurídice morreu. Orfeu
ficou transtornado de tristeza. Levando a sua lira, foi até o Mundo dos Mortos,
para tentar trazê-la de volta. A canção pungente e emocionada de sua lira convenceu
o barqueiro, Caronte, a levá-lo vivo pelo Rio Estige. A canção da lira
adormeceu Cérbero, o cão de três cabeças que vigiava os portões; o seu tom
carinhoso aliviou os tormentos dos condenados. Finalmente Orfeu chegou ao trono
de Hades. O rei dos mortos ficou irritado, ao ver que um vivo tinha entrado no
seu domínio, mas a agonia na música de Orfeu comoveu-o, e ele chorou lágrimas
de ferro. Sua mulher, Perséfone, implorou-lhe que atendesse o pedido de Orfeu.
Assim, Hades atendeu o seu desejo: Eurídice poderia voltar com Orfeu ao mundo
dos vivos. Mas com uma condição: que ele não olhasse para ela até que ela, de
novo, estivesse à luz do sol. Orfeu partiu pelo caminho íngreme que levava para
fora do escuro reino da morte, tocando músicas de alegria e celebração,
enquanto caminhava, para guiar a sombra de Eurídice de volta à vida. Ele não
olhou nenhuma vez para trás, até atingir a luz do sol. Mas então, virou-se,
para se certificar de que Eurídice o estava seguindo. Por um momento ele viu-a,
perto da saída do túnel escuro, perto da vida outra vez. Enquanto ele olhava,
ela transformou-se de novo num fino fantasma, soltou um doloroso gemido final
de amor e pena, não mais do que um suspiro na brisa, que saía do Mundo dos
Mortos. Ele havia-a perdido para sempre. Em total desespero, Orfeu tornou-se
amargo. Recusava-se a olhar para qualquer outra mulher, não querendo lembrar-se
da perda da sua amada. Furiosas por terem sido desprezadas, um grupo de
mulheres selvagens chamadas Mênades caíram sobre ele, frenéticas, e
despedaçaram-no. Jogaram a sua cabeça cortada no Rio Hebrus, e ela flutuou,
ainda cantando, "Eurídice! Eurídice!" Chorando, as nove musas
reuniram os seus pedaços e enterraram-nos no Monte Olimpo. Dizem que, desde
então, os rouxinóis das proximidades cantaram mais docemente do que os outros.
Orfeu, na morte, uniu-se à sua amada Eurídice. Quanto às Mênades, que tão
cruelmente mataram Orfeu, os deuses não lhes concederam a misericórdia da
morte. Quando elas bateram os pés na terra, em triunfo, sentiram seus dedos
entrarem no solo. Quanto mais tentavam tirá-los, mais profundamente eles se
enraizavam. As suas pernas tornaram-se troncos de madeira pesada, e também os
seus corpos, até que elas se transformaram em silenciosos carvalhos. Assim
permaneceram pelos séculos, batidas pelos ventos furiosos que antes se
emocionavam ao som da lira de Orfeu, até que, por fim, esses troncos mortos e
vazios caíram no chão.
Fontes:
http://www.fernandodannemann.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=606694
http://anamargens.blogspot.com/2006/06/orfeu-e-eurdice-lendas-e-mitos.html
Programa da ópera Orfeu e Eurídice – Christoph Willibald Glück – Theatro São Pedro – Temporada 2010.
http://www.fernandodannemann.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=606694
http://anamargens.blogspot.com/2006/06/orfeu-e-eurdice-lendas-e-mitos.html
Programa da ópera Orfeu e Eurídice – Christoph Willibald Glück – Theatro São Pedro – Temporada 2010.
Elabore o quadro sintético de
informações a seguir:
TÍTULO
|
|
AUTOR:
|
|
PUBLICAÇÃO:
|
|
VEÍCULO:
|
|
TEMA CENTRAL:
|
|
ETAPA
10 – DEFINIÇÃO DE FINALIDADES E METAS DA ATIVIDADE DE LEITURA
CAPACIDADES
DE APRECIAÇÃO E RÉPLICA DO LEITOR EM RELAÇÃO AO TEXTO – INTERPRETAÇÃO E
INTERAÇÃO
Um
texto mitológico tem por finalidade fazer com que o leitor conheça vários mitos
romanos e gregos. Pelo texto Orfeu e Euridíce qual a mensagem que este mito
passar para os leitores?
ETAPA
11 – PERCEPÇÃO DE RELAÇÃO DE INTERTEXTUALIDADE
CAPACIDADES
DE APRECIAÇÃO E RÉPLICA DO LEITOR EM RELAÇÃO AO TEXTO – INTERPRETAÇÃO E
INTERAÇÃO
Letra
e música : Exagerado – Cazuza
Amor da minha vida
Daqui até a eternidade
Nossos destinos
Foram traçados na maternidade
Daqui até a eternidade
Nossos destinos
Foram traçados na maternidade
Paixão cruel desenfreada
Te trago mil rosas roubadas
Pra desculpar minhas mentiras
Minhas mancadas
Te trago mil rosas roubadas
Pra desculpar minhas mentiras
Minhas mancadas
Exagerado
Jogado aos teus pés
Eu sou mesmo exagerado
Adoro um amor inventado
Jogado aos teus pés
Eu sou mesmo exagerado
Adoro um amor inventado
Eu nunca mais vou respirar
Se você não me notar
Eu posso até morrer de fome
Se você não me amar
Se você não me notar
Eu posso até morrer de fome
Se você não me amar
E por você eu largo tudo
Vou mendigar, roubar, matar
Até nas coisas mais banais
Prá mim é tudo ou nunca mais
Vou mendigar, roubar, matar
Até nas coisas mais banais
Prá mim é tudo ou nunca mais
Exagerado
Jogado aos teus pés
Eu sou mesmo exagerado
Adoro um amor inventado
Jogado aos teus pés
Eu sou mesmo exagerado
Adoro um amor inventado
E por você eu largo tudo
Carreira, dinheiro, canudo
Até nas coisas mais banais
Prá mim é tudo ou nunca mais
Carreira, dinheiro, canudo
Até nas coisas mais banais
Prá mim é tudo ou nunca mais
Exagerado
Jogado aos teus pés
Eu sou mesmo exagerado
Adoro um amor inventado
Jogado aos teus pés
Eu sou mesmo exagerado
Adoro um amor inventado
Jogado aos teus pés
Com mil rosas roubadas
Exagerado
Eu adoro um amor inventado
Com mil rosas roubadas
Exagerado
Eu adoro um amor inventado
Professor
pergunte aos seus alunos qual o conceito que ele entende da palavra EXAGERADO.
Ler
a letra ou executá-la.
Depois
da música
.Você
acha que o título da música está adequado?
Por quê?
.Que
partes da música ficam mais evidentes os exageros?
.Vocês
sabem o que significa Hipérbole (aqui entra a figura de linguagem, conteúdo do
2º bimestre para o 9º ano).
.Das
provas de amor da música o que você faria? O que jamais faria?
.Tudo
o que se fala quando está apaixonado é digno de crédito? Por quê?
Letra
e música – Eu sei que vou te amar – Tom Jobim
Eu sei que vou
te amar
Por toda a minha vida eu vou te amar
Em cada despedida eu vou te amar
Desesperadamente, eu sei que vou te amar
E cada verso meu será
Prá te dizer que eu sei que vou te amar
Por toda minha vida
Eu sei que vou chorar
A cada ausência tua eu vou chorar
Mas cada volta tua há de apagar
O que esta ausência tua me causou
Eu sei que vou sofrer a eterna desventura de viver
A espera de viver ao lado teu
Por toda a minha vida
Por toda a minha vida eu vou te amar
Em cada despedida eu vou te amar
Desesperadamente, eu sei que vou te amar
E cada verso meu será
Prá te dizer que eu sei que vou te amar
Por toda minha vida
Eu sei que vou chorar
A cada ausência tua eu vou chorar
Mas cada volta tua há de apagar
O que esta ausência tua me causou
Eu sei que vou sofrer a eterna desventura de viver
A espera de viver ao lado teu
Por toda a minha vida
Perguntas
antes da música:
.Vocês
acreditam em amor eterno? Por quê?
.O
amor pode acabar? Por quê?
Toca-se
a música – Professor caso não consiga disponibilizar o áudio leve a letra e
peça para que os alunos acompanhem a leitura.
Após
a leitura:
.Você
acredita que uma pessoa possa se anular por amor?
.Que
tipo de comportamento indesejável pode acabar com o amor?
.Que
característica de personalidade pode fazer com que acabe o amor?
.Beleza
é fundamental?
Disponibilizar
com a classe o texto de Betty Milan – Não há vida sem amor –
Professor
este texto encontra-se na apostila do curso Melhor Gestão Melhor Ensino.
Após
a leitura coletiva, fazer as seguintes perguntas:
.Qual
o argumento principal do texto de Betty Milan?
.Qual
a diferença entre o amor física e o amor celestial?
.Como
podemos lidar com o sentimento amoroso?
.Há
uma origem explicativa para o amor que cada pessoa sente? Dê sua opinião.
.O
amor é capaz de mudar o ser humano?
ETAPA
12 E ETAPA 13 – PERCEPÇÃO DE RELAÇÕES DE
INTERDISCURSIVIDADE
CAPACIDADES
DE APRECIAÇÃO E RÉPLICA DO LEITOR EM RELAÇÃO AO TEXTO – INTERPRETAÇÃO E
INTERAÇÃO.
No
nível de discurso, Professor seria relevante trabalhar em sala de aula com o
filme Orfeu (1999 – Brasil), assim a classe estabeleceria uma relação da
análise do ponto de vista entre o texto analisado e o filme apresentado. Caso
ache que o filme poderá tornar essa atividade extensa, opte então por alguns trechos do filme, todos
se encontram disponíveis nos links abaixo no Youtube:
O
filme retrata uma nova visão do mito Orfeu e Euridíce.
Podemos
relacionar o filme com o mito?
Quais
as semelhanças entre ambos?
O
amor recontado entre Orfeu e Euridíce no filme é algo capaz de realmente
acontecer?
O
filme é fiel a história segundo os textos que acabamos de ler? Quais as
diferenças?
Os
personagens são semelhantes aos imaginados por vocês durante a leitura?
Professor
para enriquecer o conhecimento dos alunos, leve para a sala de aula a sinopse
do filme, apresente ela para eles e depois pergunte se a sinopse dá uma ideia
de igualdade entre o texto lido e o filme apresentado.
ETAPA
14 – ELABORAÇÃO DE APRECIAÇÕES ESTÉTICAS E/OU AFETIVAS
CAPACIDADES
DE APRECIAÇÃO E RÉPLICA DO LEITOR EM RELAÇÃO AO TEXTO – INTERPRETAÇÃO E
INTERAÇÃO
As
duas imagens retratam o mito Orfeu e Euridíce? Quais pontos se estabelecem de
igualdade entre os dois? Há alguma diferença mesmo sendo duas imagens que
contam a mesma história de amor?
ETAPA
15 – ELABORAÇÃO DE APRECIAÇÕES RELATIVAS A VALORES ÉTICOS E/OU POLITICOS
CAPACIDADES
DE APRECIAÇÃO E RÉPLICA DO LEITOR EM RELAÇÃO AO TEXTO INTERPRETAÇÃO E
INTERAÇÃO.
Professor
fazer as seguintes questões com os alunos:
.Quais
os valores morais o mito Orfeu e Euridíce relata para que possamos aplicar em
nosso cotidiano?
.A
coragem hoje m dia está sendo um pouco esquecida pelo individualismo que o ser
humano estabeleceu para poder viver sua vida. Diante da coragem de Orfeu em
resgatar sua amada, hoje em dia você encontra pessoas com atitudes iguais a
dele?
PROFESSOR
– O mito de Orfeu e Eurídice mostra que tudo o que fazemos nasce de um desejo,
de um propósito ou uma promessa. No entanto a concretização pode ser
comprometida pela impulsividade e pela imprudência. Muitas vezes na vida nos
desviamos dos nossos objetivos porque nos deixamos distrair, o que pode levar
ao encontro com a Serpente, que pode destruir tudo o que havíamos construído
antes.
O
mito mostra que a parte atingida de Eurídice foram os pés, símbolo de que só
podemos caminhar quando temos a prudência de sabermos por onde estamos andando.
Alguns caminhos podem nos levar a lugares onde o sofrimento estão nos
esperando, e os quais podemos evitar usando a consciência. Tanto heróis como
Aquiles, Hércules e Édipo também se perderam após serem atingidos pelos pés,
por causa de sua distração e vulnerabilidade.
É
próprio do ser humano tornar-se inconsolável diante das perdas e assim como
Orfeu é natural tentar se recuperar das perdas. Podemos nos recusar a seguir
adiante na vida perseguindo um objetivo fracassado ou não aceitando
acontecimentos inevitáveis, como a morte por exemplo, algo que já foi e que não
retornará, ou dedicarmos a ajudar o outros que sofrem, no entanto não
conseguiremos apagar nosso sofrimento.
O
que podemos buscar é apenas uma nova oportunidade, porém há uma condição: assim
como Orfeu, não podemos voltar para trás, para o passado. É preciso confiar
quer mais adiante encontraremos as respostas para aplacar nossa dor, quando
atingirmos a luz da consciência. Mas se não cumprimos essa condição, nossa dor
pode se tornar maior e nos destruir, e estaremos fadados a permanecer
eternamente num tempo que não volta mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário