segunda-feira, 17 de junho de 2013

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM DE COMPREENSÃO LEITORA

MITO: ORFEU E EURIDÍCE
9º ano do Ensino Fundamental

Abaixo seguem questões / atividades para diferentes etapas de uma situação de aprendizagem com foco em leitura, a partir de estratégias explicadas no curso Melhor Gestão Melhor Ensino.

ETAPA 1 – ANTES DA LEITURA

Olá alunos, vamos iniciar uma conversa sobre o texto Orfeu e Euridíce de AS 100 melhores histórias da mitologia. Para isso vamos pensar sobre algumas questões:

CAPACIDADES DE COMPREENSÃO
ATIVAÇÃO DE CONHECIMENTOS DE MUNDO:

1-Alguém sabe o significado da palavra Mitologia?
2-Já leu o mito de Orfeu e Euridíce?
3-Já assistiu algum filme ou desenho que retratasse a Mitologia? Quais foram?
4-Pelo título “Orfeu e Euridíce” você pensa que esta mitologia retratará qual assunto?
5-Você já leu algum livro sobre mitologia? Comento-os

ETAPA 2 – DURANTE A LEITURA
CAPACIDADES DE COMPREENSÃO
CHECAGEM DE HIPÓTESES

1-A partir do texto lido foi possível entender o conceito de Mitologia?
2-O aluno percebeu a existência do diálogo no texto, através do uso intencional de pontuação?
3-O aluno é capaz de identificar a sequência lógica ao longo do texto?
4-É capaz de localizar e relacionar informações explícitas distribuídas no texto?
5-É capaz de inferir informações pressupostas no texto?
6-O aluno consegue inferir o tema com base nas informações dadas pelo texto?

ETAPA 3 (EM DIANTE) –DEPÓIS DA LEITURA
CAPACIDADES DE DECOFIFICAÇÃO

Pesquisar no dicionário os verbetes de difícil entendimento que aparecem no texto, assim tornará a compreensão mais fácil do texto para os alunos.











ETAPA 4 – LOCALIZAÇÃO E/OU CÓPIA DE INFORMAÇÕES
CAPACIDADES DE COMPREENSÃO

1-Após a leitura e discussão do texto, complete o quadro abaixo:

FOCO NARRATIVO:



CENÁRIO/LUGAR:



TEMPO:



PERSONAGENS:





ENREDO:






2-Responda as questões abaixo:
2.1-Qual a ideia central do texto?
2.2-Qual o obstáculo encontrado por Orfeu? Qual a solução proposta?
2.3-Qual o motivo pelo qual Orfeu não conseguiu resgatar Euridíce do mundo dos mortos?
2.4-Relate com suas palavras, o desfecho do problema inicial de Orfeu.
2.5-O problema de Orfeu e Euridíce pode ser resolvido de qual forma se fosse apresentado nos dias de hoje? Qual solução você propõe?

ETAPA 5 – COMPARAÇÃO DE INFORMAÇÕES
CAPACIDADES DE COMPREENSÃO

Professor faça as seguintes perguntas para seus alunos:
1-Para você o que é morte?
A separação, ausência da pessoa querida, tristeza, desilusão com relação ao futuro, sofrimento. Momento que surge um misto de esperança com relação ao um reencontro, ou seja um reencontro definitivo, eternidade!

2-O que é vida?
A vida não é só momentos bons, a morte também faz parte da vida. A vida é cheia de encontros e desencontros, perdas e ganhos, amores e desamores.

3-O que é coragem?
Impulso que leva o ser humano ser capaz de sair de sua zona de conforto e lutar por aquilo que deseja, enfim a coragem inibe os medos que sentimos diariamente.

ETAPA 6 – GENERALIZAÇÕES
CAPACIDADES DE COMPREENSÃO

1-A partir da história contada pelo mito o que podemos concluir sobre a idealização do grande amor na vida das pessoas?

2-Vocês já assistiram programas do tipo “Loucuras de Amor”? Lembram-se de que tipos de loucuras fazem os apaixonados para demonstrarem seu amor? Qual loucura chamou mais a sua atenção?

ETAPA 7 – PRODUÇÃO DE INFERÊNCIAS
CAPACIDADES DE COMPREENSÃO

Elaboração de um dicionário da Mitologia que deva ser construído coletivamente visando explorar o conhecimento das divindades e o papel que exercem dentro do contexto em que estavam inseridas. O dicionário deve ser montado em um painel para que todos tenham acesso ao material, e para confeccionar esse dicionário o mesmo poderá ser realizado através de pesquisas.

Seres mitológicos:
Plutão – Mercúrio – Ninfa – Estige – Caronte -  Cérbero – Íxion – Sísifo – Prosérpina – Édipo – Trácia – Baco – Bacantes –

ETAPA 8 – PRODUÇÃO DE INFERÊNCIAS GLOBAIS
CAPACIDADES DE COMPREENSÃO

1-No momento em que Orfeu resgata sua amada, ele fica proibido de olhar para trás. Essa história ocorre também em outro local. Você conhece essa história? As duas mantém a mesma relação com o amor.

Então o Senhor fez chover enxofre e fogo, do Senhor desde os céus, sobre Sodoma;
E destruiu aquelas cidades e toda aquela campina, e todos os moradores daquelas cidades, e o que nascia da terra.
E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal" (Gênesis 19:24-26).

ETAPA 9 – RECUPERAÇÃO DO CONTEXTO DE PRODUÇÃO DE TEXTO

Professor agora você deverá apresentar a versão GREGA do mito Orfeu e Euridíce.
Realizar a discussão em sala:

1-Qual a mais conhecida? A Grega ou a Romana?
2-Quais as diferenças / semelhanças entre ambas?
3-Qual a mais divulgada? Por quê?
4-Há discussão do mesmo tema nas duas versões?






ORFEU E EURIDÍCE

Orfeu é, na mitologia grega, poeta e músico. Filho da musa Calíope, era o mais talentoso dos músicos. Quando tocava a sua lira, os pássaros paravam de voar para escutar e os animais selvagens perdiam o medo. As árvores curvavam-se para ouvir os sons no vento. Tocava a lira de Apolo pois dizem que Apolo era seu pai. Orfeu era casado com Eurídice. Ela era tão bonita que atraiu um homem chamado Aristeu. Quando ela recusou as suas atenções, Aristeu perseguiu-a. Tentando escapar-lhe, ela tropeçou numa serpente que a mordeu e Eurídice morreu. Orfeu ficou transtornado de tristeza. Levando a sua lira, foi até o Mundo dos Mortos, para tentar trazê-la de volta. A canção pungente e emocionada de sua lira convenceu o barqueiro, Caronte, a levá-lo vivo pelo Rio Estige. A canção da lira adormeceu Cérbero, o cão de três cabeças que vigiava os portões; o seu tom carinhoso aliviou os tormentos dos condenados. Finalmente Orfeu chegou ao trono de Hades. O rei dos mortos ficou irritado, ao ver que um vivo tinha entrado no seu domínio, mas a agonia na música de Orfeu comoveu-o, e ele chorou lágrimas de ferro. Sua mulher, Perséfone, implorou-lhe que atendesse o pedido de Orfeu. Assim, Hades atendeu o seu desejo: Eurídice poderia voltar com Orfeu ao mundo dos vivos. Mas com uma condição: que ele não olhasse para ela até que ela, de novo, estivesse à luz do sol. Orfeu partiu pelo caminho íngreme que levava para fora do escuro reino da morte, tocando músicas de alegria e celebração, enquanto caminhava, para guiar a sombra de Eurídice de volta à vida. Ele não olhou nenhuma vez para trás, até atingir a luz do sol. Mas então, virou-se, para se certificar de que Eurídice o estava seguindo. Por um momento ele viu-a, perto da saída do túnel escuro, perto da vida outra vez. Enquanto ele olhava, ela transformou-se de novo num fino fantasma, soltou um doloroso gemido final de amor e pena, não mais do que um suspiro na brisa, que saía do Mundo dos Mortos. Ele havia-a perdido para sempre. Em total desespero, Orfeu tornou-se amargo. Recusava-se a olhar para qualquer outra mulher, não querendo lembrar-se da perda da sua amada. Furiosas por terem sido desprezadas, um grupo de mulheres selvagens chamadas Mênades caíram sobre ele, frenéticas, e despedaçaram-no. Jogaram a sua cabeça cortada no Rio Hebrus, e ela flutuou, ainda cantando, "Eurídice! Eurídice!" Chorando, as nove musas reuniram os seus pedaços e enterraram-nos no Monte Olimpo. Dizem que, desde então, os rouxinóis das proximidades cantaram mais docemente do que os outros. Orfeu, na morte, uniu-se à sua amada Eurídice. Quanto às Mênades, que tão cruelmente mataram Orfeu, os deuses não lhes concederam a misericórdia da morte. Quando elas bateram os pés na terra, em triunfo, sentiram seus dedos entrarem no solo. Quanto mais tentavam tirá-los, mais profundamente eles se enraizavam. As suas pernas tornaram-se troncos de madeira pesada, e também os seus corpos, até que elas se transformaram em silenciosos carvalhos. Assim permaneceram pelos séculos, batidas pelos ventos furiosos que antes se emocionavam ao som da lira de Orfeu, até que, por fim, esses troncos mortos e vazios caíram no chão.

Fontes:
http://www.fernandodannemann.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=606694
http://anamargens.blogspot.com/2006/06/orfeu-e-eurdice-lendas-e-mitos.html
Programa da ópera Orfeu e Eurídice – Christoph Willibald Glück – Theatro São Pedro – Temporada 2010.
Elabore o quadro sintético de informações a seguir:
TÍTULO


AUTOR:


PUBLICAÇÃO:




VEÍCULO:



TEMA CENTRAL:





ETAPA 10 – DEFINIÇÃO DE FINALIDADES E METAS DA ATIVIDADE DE LEITURA
CAPACIDADES DE APRECIAÇÃO E RÉPLICA DO LEITOR EM RELAÇÃO AO TEXTO – INTERPRETAÇÃO E INTERAÇÃO

Um texto mitológico tem por finalidade fazer com que o leitor conheça vários mitos romanos e gregos. Pelo texto Orfeu e Euridíce qual a mensagem que este mito passar para os leitores?


ETAPA 11 – PERCEPÇÃO DE RELAÇÃO DE INTERTEXTUALIDADE
CAPACIDADES DE APRECIAÇÃO E RÉPLICA DO LEITOR EM RELAÇÃO AO TEXTO – INTERPRETAÇÃO E INTERAÇÃO

Letra e música : Exagerado – Cazuza


Amor da minha vida
Daqui até a eternidade
Nossos destinos
Foram traçados na maternidade
Paixão cruel desenfreada
Te trago mil rosas roubadas
Pra desculpar minhas mentiras
Minhas mancadas
Exagerado
Jogado aos teus pés
Eu sou mesmo exagerado
Adoro um amor inventado
Eu nunca mais vou respirar
Se você não me notar
Eu posso até morrer de fome
Se você não me amar
E por você eu largo tudo
Vou mendigar, roubar, matar
Até nas coisas mais banais
Prá mim é tudo ou nunca mais
Exagerado
Jogado aos teus pés
Eu sou mesmo exagerado
Adoro um amor inventado
E por você eu largo tudo
Carreira, dinheiro, canudo
Até nas coisas mais banais
Prá mim é tudo ou nunca mais
Exagerado
Jogado aos teus pés
Eu sou mesmo exagerado
Adoro um amor inventado
Jogado aos teus pés
Com mil rosas roubadas
Exagerado
Eu adoro um amor inventado

Professor pergunte aos seus alunos qual o conceito que ele entende da palavra EXAGERADO.
Ler a letra ou executá-la.

Depois da música
.Você acha que o título da música está adequado?  Por quê?
.Que partes da música ficam mais evidentes os exageros?
.Vocês sabem o que significa Hipérbole (aqui entra a figura de linguagem, conteúdo do 2º bimestre para o 9º ano).
.Das provas de amor da música o que você faria? O que jamais faria?
.Tudo o que se fala quando está apaixonado é digno de crédito? Por quê?


Letra e música – Eu sei que vou te amar – Tom Jobim



Eu sei que vou te amar
Por toda a minha vida eu vou te amar
Em cada despedida eu vou te amar
Desesperadamente, eu sei que vou te amar
E cada verso meu será
Prá te dizer que eu sei que vou te amar
Por toda minha vida
Eu sei que vou chorar
A cada ausência tua eu vou chorar
Mas cada volta tua há de apagar
O que esta ausência tua me causou
Eu sei que vou sofrer a eterna desventura de viver
A espera de viver ao lado teu
Por toda a minha vida





Perguntas antes da música:
.Vocês acreditam em amor eterno? Por quê?
.O amor pode acabar? Por quê?

Toca-se a música – Professor caso não consiga disponibilizar o áudio leve a letra e peça para que os alunos acompanhem a leitura.

Após a leitura:
.Você acredita que uma pessoa possa se anular por amor?
.Que tipo de comportamento indesejável pode acabar com o amor?
.Que característica de personalidade pode fazer com que acabe o amor?
.Beleza é fundamental?

Disponibilizar com a classe o texto de Betty Milan – Não há vida sem amor –
Professor este texto encontra-se na apostila do curso Melhor Gestão Melhor Ensino.
Após a leitura coletiva, fazer as seguintes perguntas:

.Qual o argumento principal do texto de Betty Milan?
.Qual a diferença entre o amor física e o amor celestial?
.Como podemos lidar com o sentimento amoroso?
.Há uma origem explicativa para o amor que cada pessoa sente? Dê sua opinião.
.O amor é capaz de mudar o ser humano?

ETAPA 12 E ETAPA 13  – PERCEPÇÃO DE RELAÇÕES DE INTERDISCURSIVIDADE
CAPACIDADES DE APRECIAÇÃO E RÉPLICA DO LEITOR EM RELAÇÃO AO TEXTO – INTERPRETAÇÃO E INTERAÇÃO.

No nível de discurso, Professor seria relevante trabalhar em sala de aula com o filme Orfeu (1999 – Brasil), assim a classe estabeleceria uma relação da análise do ponto de vista entre o texto analisado e o filme apresentado. Caso ache que o filme poderá tornar essa atividade extensa,  opte então por alguns trechos do filme, todos se encontram disponíveis nos links abaixo no Youtube:









O filme retrata uma nova visão do mito Orfeu e Euridíce.
Podemos relacionar o filme com o mito?
Quais as semelhanças entre ambos?
O amor recontado entre Orfeu e Euridíce no filme é algo capaz de realmente acontecer?
O filme é fiel a história segundo os textos que acabamos de ler? Quais as diferenças?
Os personagens são semelhantes aos imaginados por vocês durante a leitura?

Professor para enriquecer o conhecimento dos alunos, leve para a sala de aula a sinopse do filme, apresente ela para eles e depois pergunte se a sinopse dá uma ideia de igualdade entre o texto lido e o filme apresentado.



ETAPA 14 – ELABORAÇÃO DE APRECIAÇÕES ESTÉTICAS E/OU AFETIVAS
CAPACIDADES DE APRECIAÇÃO E RÉPLICA DO LEITOR EM RELAÇÃO AO TEXTO – INTERPRETAÇÃO E INTERAÇÃO

orpheu-e-euridice.jpg orfeu-poster01.jpg

As duas imagens retratam o mito Orfeu e Euridíce? Quais pontos se estabelecem de igualdade entre os dois? Há alguma diferença mesmo sendo duas imagens que contam a mesma história de amor?

ETAPA 15 – ELABORAÇÃO DE APRECIAÇÕES RELATIVAS A VALORES ÉTICOS E/OU POLITICOS
CAPACIDADES DE APRECIAÇÃO E RÉPLICA DO LEITOR EM RELAÇÃO AO TEXTO INTERPRETAÇÃO E INTERAÇÃO.

Professor fazer as seguintes questões com os alunos:
.Quais os valores morais o mito Orfeu e Euridíce relata para que possamos aplicar em nosso cotidiano?
.A coragem hoje m dia está sendo um pouco esquecida pelo individualismo que o ser humano estabeleceu para poder viver sua vida. Diante da coragem de Orfeu em resgatar sua amada, hoje em dia você encontra pessoas com atitudes iguais a dele?

PROFESSOR – O mito de Orfeu e Eurídice mostra que tudo o que fazemos nasce de um desejo, de um propósito ou uma promessa. No entanto a concretização pode ser comprometida pela impulsividade e pela imprudência. Muitas vezes na vida nos desviamos dos nossos objetivos porque nos deixamos distrair, o que pode levar ao encontro com a Serpente, que pode destruir tudo o que havíamos construído antes.
O mito mostra que a parte atingida de Eurídice foram os pés, símbolo de que só podemos caminhar quando temos a prudência de sabermos por onde estamos andando. Alguns caminhos podem nos levar a lugares onde o sofrimento estão nos esperando, e os quais podemos evitar usando a consciência. Tanto heróis como Aquiles, Hércules e Édipo também se perderam após serem atingidos pelos pés, por causa de sua distração e vulnerabilidade.
É próprio do ser humano tornar-se inconsolável diante das perdas e assim como Orfeu é natural tentar se recuperar das perdas. Podemos nos recusar a seguir adiante na vida perseguindo um objetivo fracassado ou não aceitando acontecimentos inevitáveis, como a morte por exemplo, algo que já foi e que não retornará, ou dedicarmos a ajudar o outros que sofrem, no entanto não conseguiremos apagar nosso sofrimento.
O que podemos buscar é apenas uma nova oportunidade, porém há uma condição: assim como Orfeu, não podemos voltar para trás, para o passado. É preciso confiar quer mais adiante encontraremos as respostas para aplacar nossa dor, quando atingirmos a luz da consciência. Mas se não cumprimos essa condição, nossa dor pode se tornar maior e nos destruir, e estaremos fadados a permanecer eternamente num tempo que não volta mais.


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