segunda-feira, 17 de junho de 2013

Pausa- Moacyr Scliar




SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM DE COMPREENSÃO LEITORA    

“Pausa , de Moacyr Scliar” 8º e 9º ano do Ensino Fundamental

Professores:       Ana Cristina F. Delatim Dammous    Célia Augusta Seabra   Jessica K.   Rosimeire Giane Pieretti        Sonia Soni Marin             
      ETAPA 1 – ANTES DA LEITURA
Olá alunos. Iremos realizar uma discussão sobre o texto “Pausa”, produzido por Moacyr Scliar, para iniciarmos o processo de leitura, vamos refletir sobre alguns pontos: CAPACIDADES DE COMPREENSÃO INFERÊNCIA DE CONHECIMENTOS GLOBAIS: estimular os estudantes à refletirem sobre o texto previamente. Questionar-lhes sobre os pontos que eles julgam mais importantes, pois esses pontos contribuirão para a construção pessoal do sentido de um determinado texto. 1-    Alguém conhece o texto trabalhado?
A-   O que vocês supõe tratar um texto cujo título é “Pausa”?Vocês podem dar uma definição da palavra “Pausa”, sem buscar no dicionário? B-   As pausas acontecem apenas em aparelhos “mecânicos / tecnológicos” ou elas ocorrem na vida também? C-   O que lhes chamou mais atenção nesse texto?
2-    O que o título do conto sugere? Sobre quais temas esse texto pode falar? 3-    Em um conto como este, quais fatos podem ocorrer? Reflita sobre os(as) personagens e o cenário. Será que o texto acontece em um local calmo ou agitado? 4-    Você já leram ou conhecem alguma obra ou conto do autor Moacyr Scliar?
Pequena Biografia de Moacyr Scliar: Moacyr Jaime Scliar (Porto Alegre23 de março de 1937 — Porto Alegre, 27 de fevereiro de 2011) foi um escritor brasileiro. Formado em medicina, trabalhou como médico especialista em saúde pública e professor universitário. Sua prolífica obra consiste de contosromancesensaios e literatura infanto-juvenil. Também ficou conhecido por suas crônicas nos principais jornais do país.

ETAPA 2 – DURANTE A LEITURA

5-    Leia o texto “Pausa”, de Moacyr Scliar.
A-   Primeiramente, façam a leitura silenciosa. B-   Agora prestem atenção à leitura expressiva do texto realizada pela professora. C-   Agrupem-se em duplas para refletirem juntos sobre o texto.

ETAPA 3 – APÓS A LEITURA

6 – Grifem no conto palavras que dificultaram seu entendimento. A-   Busque no dicionário essas palavras e façam um pequeno glossário nos espaços em branco da folha do texto.

ETAPA 4 – LOCALIZAÇÃO E/OU CÓPIA DE INFORMAÇÕES

·         Após a leitura e a decodificação completa de “Pausa” – Moacyr Scliar vamos nos ater as seguintes questões:
7 – Quem é o narrador da história? 8 – Quais são os personagens da história? 9 – Onde se passa a história? 10 – Para encontrar uma informação local do texto, identifique: o espaço e o momento em que a personagem busca romper com sua rotina. 11 – Para encontrar uma informação global do texto, explique a(s) temática(s).

ETAPA 5 – COMPARAÇÃO DE INFORMAÇÕES

12 – Agora vamos contar oralmente a história, com a participação de todos. Digam o que vocês entenderam sobre o texto. Falem sobre os fatos que mais lhes chamaram a atenção. 13 – O personagem principal dessa história desejou muito sair da rotina e fugir, mesmo que durante horas, da sua casa. Porque vocês acham que ele fazia isso? Algumas vezes vocês sentem a necessidade que o protagonista sentiu de fugir da rotina e ir para outros lugares? Por quê?

ETAPA 6 – GENERALIZAÇÕES

14 – Leia o trecho a seguir “—Vais sair de novo, Samuel?”. A personagem consegue romper com a rotina dela ou ela  acrescenta mais uma rotina àquela vida que ela já tinha? 15 – Qual é o tempo presente neste texto? Cronológico ou Psicológico? (Podemos notar a presença de dois modos temporais no texto discutido, o tempo cronológico ocorre ao longo de quase toda a narrativa: “"Às sete horas o despertador tocou.”, exceto no momento da narração do sonho da personagem, onde transcorre o tempo psicológico.) 16 – Como a linguagem do texto foi elaborada? Qual é o tratamento dado a ela? Que discurso o autor utiliza, direto ou indireto? Analise a partir dos exemplos abaixo:
“— Todos os domingos tu sais cedo — observou a mulher com azedume na voz. — Temos muito trabalho no escritório — disse o marido, secamente. Ela olhou os sanduíches: —Por que não vens almoçar? — Já te disse: muito trabalho. Não há tempo. Levo um lanche.” 

 ETAPA 7 – PRODUÇÃO DE INFERÊNCIAS LOCAIS 

17 – Por que o protagonista da história sai todos os domingo de manhã de casa? O que ele faz?

ETAPA 8 - PRODUÇÃO DE INFERÊNCIAS GLOBAIS

18 – Porque o protagonista é chamado de Samuel pelo narrador e de Isidoro pelo gerente do hotel? Justifique com as suas palavras por que você julga que isso ocorre.

ETAPA 9 – RECUPERAÇÃO DO CONTEXTO DE PRODUÇÃO DO TEXTO

19 – A – Em qual obra esse texto foi publicado? B-   Quem é o autor? O que ele costuma escrever? C-   Qual é o público alvo para esta obra?

ETAPA 10 – DEFINIÇÃO DE FINALIDADES E METAS DA ATIVIDADE DE LEITURA

20 – Por que motivos você busca e/ou lê um texto assim? Você acha que esse tipo de texto é importante e desperta interesse? Por quê?

ETAPA 11 – PERCEPÇÕES DE RELAÇÕES DE INTERTEXTUALIDADE

21 – Em que outros locais ou situações vocês já observaram o tratamento de um tema tão polêmico como a ruptura da rotina? 22 – Esse assunto (rotina) é comum no seu ambiente doméstico? Porquê? (Seus pais falam sobre a rotina doméstica, familiar e trabalhista?) 23 – Leia o texto abaixo:          
A-        O que você compreende dessa imagem?             B-   Essa imagem é familiar para você? Aonde ela aparece com freqüência?
24 – Agora ouviremos a música “Cotidiano”, de Chico Buarque:

Cotidiano – Chico Buarque
Todo dia ela faz tudo sempre igual:
Me sacode às seis horas da manhã, Me sorri um sorriso pontual E me beija com a boca de hortelã.
Todo dia ela diz que é pr'eu me cuidar
E essas coisas que diz toda mulher. Diz que está me esperando pr'o jantar E me beija com a boca de café.
Todo dia eu só penso em poder parar;
Meio-dia eu só penso em dizer não, Depois penso na vida pra levar E me calo com a boca de feijão.
Seis da tarde, como era de se esperar,
Ela pega e me espera no portão Diz que está muito louca pra beijar E me beija com a boca de paixão.
Toda noite ela diz pr'eu não me afastar;
Meia-noite ela jura eterno amor E me aperta pr'eu quase sufocar E me morde com a boca de pavor.
Todo dia ela faz tudo sempre igual:
Me sacode às seis horas da manhã, Me sorri um sorriso pontual E me beija com a boca de hortelã.
Todo dia ela diz que é pr'eu me cuidar
E essas coisas que diz toda mulher. Diz que está me esperando pr'o jantar E me beija com a boca de café.
Todo dia eu só penso em poder parar;
Meio-dia eu só penso em dizer não, Depois penso na vida pra levar E me calo com a boca de feijão.
Seis da tarde, como era de se esperar,
Ela pega e me espera no portão Diz que está muito louca pra beijar E me beija com a boca de paixão.
Toda noite ela diz pr'eu não me afastar;
Meia-noite ela jura eterno amor E me aperta pr'eu quase sufocar E me morde com a boca de pavor.
Todo dia ela faz tudo sempre igual:
Me sacode às seis horas da manhã, Me sorri um sorriso pontual E me beija com a boca de hortelã.

A-   Quais são as semelhanças entre a letra e a temática do conto? B-   Antes de ouvi-la, pensando somente na leitura da letra, como você pensa que será o ritmo dessa música? C-   Qual é a impressão do narrador da música sobre a rotina?


25 – Analise a linguagem predominante nos textos trabalhados comparando-as no quadro a seguir:
Texto
Pausa  -            Moacyr Scliar
Imagem
Cotidiano -          Chico Buarque
Tipologia




Gênero Textual




Público alvo





Tema




Finalidade



 Veículo de Publicação 




26 – Sugestão de filmes:
Click : (2006; dirigido por Frank Coraci; com Adam Santier. Lançado nos Estados Unidos)
A-   Se você tivesse em seu poder um aparelho para pausar, adiantar ou voltar algum episódio da sua vida, qual seria ele? Por quê?

As atividades e questões acima pertencem às distintas etapas de uma situação de aprendizagem cujo foco baseia-se na competência leitora. É de conhecimento geral a importância dessa competência nas égides curriculares do Estado de São Paulo: “A linguagem é constitutiva do ser humano. Pode-se definir linguagens como sistemas simbólicos, instrumentos de conhecimento e de construção de mundo, formas de classificação arbitrárias e socialmente determinadas.” (Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Alice Vieira. – 2. ed. – São Paulo: SE, 2011. 260 p.)

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